segunda-feira, 23 de abril de 2012

Rússia: seleção de cosmonautas prevê até distância entre axilas

(Ria Novosti / Houston Chronicle / Terra) Uma das mais poderosas potências espaciais está contratando novos astronautas (ou cosmonautas, se você preferir). Contudo, a seleção da agência espacial russa (a Roscosmos) não é nem um pouco fácil. A instituição exige características específicas (delimita até a distância entre as axilas) e muitas provas físicas.

A Rússia quer reanimar seu programa espacial, desacreditado após uma série de falhas (como a perda de uma sonda bilionária que deveria ir a uma lua de Marte). E, para isso, o primeiro-ministro Vladimir Putin quer construir um novo cosmódromo no extremo leste do país. Hoje, o país precisa lançar seus foguetes de Baikonur, uma antiga base soviética que fica no Cazaquistão.

Outro passo dessa tentativa da Rússia de se manter na ponta da corrida espacial (enquanto China, Índia e outros emergentes correm atrás) é a contratação de novos cosmonautas. E a lista de requisitos para ser um homem do espaço russo é longa.

O candidato precisa ter entre 1,5 e 1,9 m, distância máxima entre os ombros de 52 cm, comprimento do pé de até 29,5 cm, altura sentado entre 80 e 99 cm, peso entre 50 e 90 kg e distância máxima entre axilas de 45 cm. Ainda é necessário ter curso superior e menos de 33 anos - entre outras exigências.

Isso é só o começo, a parte difícil começa agora: os testes. O possível astronauta tem que conseguir correr 60 m em 8,5 s, 1 km em três minutos e 35 s, percorrer 5 km de esqui em 21 minutos, conseguir saltar uma distância de 2,3 m, fazer 20 flexões em barra, nadar 25 m em 19 s, 800 m em 19 minutos, entre outros testes físicos.

O candidato pode estar dentro das características físicas e ter uma capacidade atlética desejada pela agência russa, mas não para por aí. Os avaliadores ainda querem que ele tenha um bom temperamento, potencial intelectual e criatividade, capacidade de aprender e de trabalhar em tempo limitado, boa memória, atenção, percepção e mais.

Se você tem todas essas qualidades e acredita que consegue passar em todos os testes, você está bem mais próximo de ser um cosmonauta. Falta apenas a característica mais importante: ser russo. Agora, se você é brasileiro, o que resta é esperar o governo fazer sua seleção - para a qual não há previsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário