quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como o astronauta faz xixi?

(Diário do Grande ABC) No espaço não existe gravidade, força de atração presente nos astros que mantém tudo grudado na superfície. Por isso, o ônibus espacial não pode ter vaso sanitário comum. Afinal, a água misturada à urina ou cocô flutuaria, contaminando o local.

Antes de fazer as necessidades, o astronauta prende-se com auxílio de cintos para não flutuar. No caso do xixi, usa tubo que o suga rapidamente (o sistema lembra a sucção do aspirador de pó). Já as fezes são feitas em um tipo de privada menor, sem água e que as recolhe do mesmo modo. Como não pode errar os buraquinhos, a equipe passa por treinamento para aprender a usar o equipamento.

Dentro do banheiro existe filtro que elimina as bactérias e o cheiro ruim. Em geral, xixi e cocô acumulados são lançados no espaço dentro de um compartimento que queima ao entrar na atmosfera terrestre.

Para realizar trabalhos fora da espaçonave, o astronauta coloca espécie de fralda chamada vestimenta de máxima absorção, capaz de absorver grande quantidade de urina e fezes. Também é necessário vesti-la durante o lançamento da nave, pois o procedimento é demorado. A tripulação fica horas dentro do veículo sem levantar.

A ideia de usar o fraldão na decolagem surgiu em 1961, depois que o norte-americano Alan Shepard não aguentou segurar o xixi e molhou a roupa espacial. Foi perigoso porque o uniforme estava cheio de fios elétricos, podendo dar choque no astronauta. Por sorte, isso não aconteceu. O problema é que ao chegar no espaço a falta de gravidade fez o líquido subir até o pescoço de Alan.

Direto do espaço
O ex-astronauta da Nasa (Agência Espacial Norte-americana) Dan Barry contou para o Diarinho que ao viajar para o espaço é possível se sentir dono de poderes especiais, como o Super-Homem. Segundo o cientista, que participou de três missões fora da Terra, a aeronave é confortável e parece um escritório, só que sem gravidade. Como não há chuveiro, a higiene é feita com toalhas úmidas. Os alimentos são desidratados e enlatados. E, ao contrário do que se imagina, Dan afirma que são muito bons.

As transformações no corpo são algumas das coisas mais impressionantes que ocorrem durante a viagem. Ossos e músculos enfraquecem; já os batimentos do coração e a imunidade (defesa do organismo contra doenças) diminuem.

Muitas tecnologias presentes no dia a dia existem por causa da astronáutica (Ciência que desenvolve equipamentos para viagens espaciais). Tecidos flexíveis e resistentes ao calor criados para compor a roupa dos astronautas, por exemplo, foram incorporados aos uniformes dos bombeiros.

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, contou que a soneca é uma das melhores partes da viagem. Não há camas, mas sacos de dormir. No entanto, como a equipe tem muito trabalho, só consegue descansar cerca de três horas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário