quinta-feira, 15 de março de 2012

Primeiro lançamento de foguete brasileiro de 2012 tem falhas

Sistema de monitoramento de radar apresentou erros, por conta do mau tempo na base de Alcântara, no Maranhão

(iG) O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, às 15h39 desta quarta-feira (14), o primeiro de oito lançamentos de testes esperados para o ano de 2012 apenas no Maranhão. Durante a operação, foi detectada falha no sistema de monitoramento de radar do CLA após o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), utilizado na missão desta quarta-feira.

Segundo informações do CLA, houve o acompanhamento da trajetória do protótipo durante um minuto e 30 segundos. Mas depois não foi mais possível realizar o monitoramento do foguete. Os técnicos do CLA ainda estão investigando as causas do incidente. Por conta disso, até o fechamento desta matéria, não foi informado o apogeu, nem a velocidade desenvolvida pelo FTB.

Uma das hipóteses para esse incidente foi um mau tempo no Maranhão. Desde cedo choveu forte na região norte do Estado, o que atrasou o lançamento em aproximadamente duas horas. O lançamento ocorreu com o tempo ainda nublado. Essa foi a primeira vez em cinco anos que um foguete é lançado nestas condições meteorológicas.

A direção do CLA informou que decidiu executar a missão com o tempo adverso justamente para testar os equipamentos de Alcântara nestas condições. A operação Falcão I tem justamente o objetivo de preparar o CLA para missões com protótipos com carga útil e também para a obtenção de certificados para o FTB.

Além dos lançamentos do FTB, Alcântara também deve realizar uma atividade com um foguete de médio porte ainda em 2012, o VSB-30, para experimentos em microgravidade. A última vez que ocorreu um lançamento com um foguete de médio porte foi em dezembro de 2010.
----
Matéria similar no Brazilian Space


Nenhum comentário:

Postar um comentário