( O Globo) Voando a centenas de quilômetros de altitude, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) não enfrentam apenas os perigos do vácuo do espaço.
Falhas em segurança da informação da Nasa em terra também podem ser um risco para as operações. Em testemunho ao Congresso americano nesta quarta-feira, o inspetor-geral da agência espacial, Paul Martin, reconheceu 5.408 falhas em segurança da informação entre 2010 e 2011, incluindo o roubo de um notebook que continha códigos usados para controlar remotamente a estação.
- Estes incidentes foram variados, de indivíduos testando suas habilidades de invadir os sistemas da Nasa e organizações criminais buscando lucro a invasões que podem ter sido patrocinadas por serviços de inteligência estrangeiros a serviço dos interesses de seus países – informou Martin em um depoimento escrito para a Comissão de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara de Representantes dos EUA.
Segundo Martin, cujo cargo equivale a ser chefe de segurança e controle da agência, as falhas e invasões afetaram milhares de computadores da Nasa e causaram problemas na operação de algumas missões, trazendo prejuízos de US$ 7 milhões apenas em equipamentos perdidos.
----
Nenhum comentário:
Postar um comentário