quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CLBI Lança VS-30 Amanhã com Dois Experimentos Abordo

(Brazilian Space) Amanhã (02/12) está previsto para acontecer o lançamento de foguete mais importante do PEB no ano de 2011 (nossa opinião). Trata-se do lançamento do foguete de sondagem brasileiro “VS-30 VO8” relativo à segunda-etapa da “Operação Brasil-Alemanha”, que está ocorrendo no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), na região de Natal (RN).

Esse lançamento marca o retorno do foguete VS-30 as atividades espaciais do país após seu último lançamento (o sétimo) ocorrido durante a “Operação Angicos”, operação essa realizada em 2007 em parceria com a Argentina.

O objetivo desse lançamento é lançar ao espaço em um vôo suborbital dois experimentos científicos brasileiros, sendo um deles do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o outro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em cooperação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O experimento do INPE consiste em uma Sonda de Langmuir (LP) que fará medidas do perfil da densidade numérica de elétrons a partir do perfil da corrente recolhida por um sensor de aço inox montado na ponta da coifa do foguete; medirá a temperatura cinética dos elétrons a partir da curva característica da corrente versus potencial do sensor de LP; e coletará dados da função de distribuição de energia dos elétrons (EEDF) a partir da segunda, derivada da característica da corrente versus potencial do sensor de LP.

Já o experimento da UFRN/IAE, tem como função básica informar com precisão a posição e a velocidade do foguete (neste caso) ou de um satélite no espaço. A principal inovação é a incorporação de certas características, principalmente de software, que não estão presentes em receptores disponíveis comercialmente, como a capacidade de funcionar em elevadas altitudes e em altas velocidades sem perder o sincronismo com o sinal recebido da constelação de satélites GPS. Atualmente os receptores GPS utilizados na área espacial, no país, são importados.

Abaixo segue uma reportagem exibida em 2009 pelo "Jornal do Dia - 1ª Edição" da TV Ponta Negra de Natal (RN), sobre esse projeto do GPS para foguetes e satélites, quando o mesmo ainda estava no inicio de seus testes de vôo (só havia voado uma vez em 2007).


----
E mais:
Foguete VS-30 Lançado com Sucesso do CLBI (Brazilian Space), com matéria similar no Panorama Espacial

Nenhum comentário:

Postar um comentário