segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Soyuz TMA-22 decola rumo à ISS com 3 astronautas a bordo

















(Efe/Folha) Três astronautas partiram na nave russa Soyuz TMA-22 nesta segunda-feira rumo à ISS (Estação Espacial Internacional).

A tripulação é integrada pelos cosmonautas Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin e o astronauta americano Daniel Burbank.

A decolagem ocorreu às 4h14 (2h14, no horário de Brasília) e se tornou a primeira desde julho --desde que a Nasa encerrou seu programa de ônibus espaciais-- a levar astronautas "de carona" até a ISS.

Com a aposentadoria da frota americana, as 16 nações que participam do consórcio espacial dependerão das naves russas Soyuz para chegar à ISS. Mas os Estados Unidos já estudam um novo foguete que vai substituir com tecnologia mais avançada os antigos ônibus espaciais.

Depois de cerca de nove minutos após o lançamento, já em órbita, a nave iniciou seu voo autônomo rumo à ISS, à qual se acoplará às 3h33 (Brasília) desta quarta-feira, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia à agência de notícias Interfax. Lá, a tripulação se encontra brevemente com o comandante Mike Fossum, da Nasa, o japonês Satoshi Furukawa e o russo Sergei Volkov.

Houve aplausos quando a tripulação deu o sinal de "positivo" para as câmeras a bordo da nave.

A missão, programada inicialmente para setembro, foi adiada por conta de temores quanto à segurança, depois que a aeronave russa não tripulada Progress, transportando mantimentos para os astronautas, se rompeu na atmosfera em agosto, em um dos piores erros espaciais cometidos pela Rússia em décadas.

ANGRY BIRDS
O astronauta veterano da Nasa Daniel Burbank está fazendo sua primeira viagem a bordo da nave espacial Soyuz, que partiu da plataforma de lançamento russa em Baikonur, no Cazaquistão. Os cosmonautas Shkaplerov e Anatoly Ivanishin fazem sua viagem de estreia.

A tripulação rejeitou as preocupações com a segurança antes da decolagem, que deixou um rastro flamejante e laranja no céu das estepes do Cazaquistão.

"Não temos nenhum pensamento negativo. Temos fé em nosso equipamento", disse Shkaplerov antes do lançamento, segundo agências de notícias russas.

Em um relato feito ao Controle da Missão após a decolagem, ele disse que a tripulação estava "se sentindo bem". Um pequeno pássaro de pelúcia inspirado no aplicativo de celular Angry Birds, mascote que Shkaplerov recebeu de sua filha de cinco anos, flutuava acima da tripulação.

"Exceto o mau tempo em Baikonur, tudo ocorreu extremamente bem", disse Vladimir Solovyov, chefe de lançamentos para o segmento russo da estação espacial, a jornalistas no Controle da Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário