quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Nave chinesa volta à Terra após primeiro acoplamento espacial


















(Efe/Folha) A Shenzhou-8 aterrissou nesta quinta-feira após uma missão de 16 dias no módulo Tiangong-1, que posteriormente vai originar uma estação orbital pelos planos chineses.

A nave não tripulada é a primeira, na história do programa tecnológico da China, a fazer um acoplamento espacial.

A Shenzhou-8 entrou na atmosfera terrestre por volta das 9h (horário de Brasília) e pousou em Siziwang, na região autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.

Funcionários do programa espacial chinês o recuperaram em seguida, segundo imagens transmitidas ao vivo pela emissora estatal CFTV.

A oitava nave Shenzhou ("nave divina", em chinês) partiu no começo deste mês, no dia 1º. Dois dias depois, protagonizou o acoplamento espacial, operação que se repetiu no dia 14.

EM TERCEIRO
Os Estados Unidos são os pioneiros em acoplamentos espaciais --unir, ao mesmo tempo, duas naves em órbita. O primeiro ocorreu em 1966, com o Gemini-8 se juntando ao módulo Agena.

Após um ano, os russos fizeram o acoplamento da Soyuz-4 e 5 e, mais recentemente, os chineses.

A China também é o terceiro país a levar um astronauta ao espaço, em 2003. O governo quer demonstrar que está equipado tecnologicamente para trabalhar em bases permanentes em órbita.

Em 2012, a nona e a décima naves da série Shenzhou também serão acopladas ao módulo, e pelo menos uma delas terá como tripulante a primeira chinesa a ir ao espaço.

A China planeja instalar seu primeiro laboratório no espaço em 2016, e dispor de uma base espacial permanente no fim da década.
----
Matérias similares no Terra, G1, iG, Veja (com cronologia), Yahoo e AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário