quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nasa lançará voo de testes não tripulado da cápsula Orion em 2014

(AFP/Terra) A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta terça-feira que prevê lançar em 2014 um voo de testes sem astronautas da cápsula Orion, sucessora do ônibus espacial, especialmente para missões tripuladas além da órbita terrestre. "Este voo de testes dará dados valiosos para missões tripuladas da exploração espacial distantes" da Terra, disse em um comunicado David Weaver, porta-voz da agência espacial americana.

O novo sistema de lançamento espacial "Space Launch System" (SLS), destinado a lançar, finalmente, a cápsula Orión, levará os astronautas americanos "mais distante do que nunca no espaço", disse Weaver.

A cápsula Orion, que será lançada de Cabo Canaveral, Flórida (sudeste dos Estados Unidos), girará em volta da Terra duas vezes, para depois tentar retornar, intacta, à atmosfera terrestre, com grande velocidade. Já na Terra, a Orion posará no oceano, freada por paraquedas assim como o das cápsulas do programa Apollo, que viajaram para a Lua entre 1969 e 1972.

"O retorno fornecerá os dados necessários para desenvolver uma nave espacial capaz de sobreviver a uma velocidade superior a 32 mil km/h e de retornar com toda segurança aos astronautas de viagens além da órbita da Terra", disse Bill Gerstenmaier, encarregado da Nasa em exploração humana. A data exata do lançamento não foi ficada até o momento pela Nasa. A companhia aeroespacial Lockheed Martin é a encarregada do projeto e desenvolvimento da Orion.
----
E mais:
Imagem Mostra Teste de Queda do Orion e Animação Mostra a Proposta do Primeiro Voo Teste da Nave (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário