quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia




















(Terra) A Suécia lançou com sucesso nesta semana o foguete brasileiro VSB-30, projeto desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O VSB-30 V14 foi lançado com a carga útil TEXUS 48, contendo experimentos do Programa Microgravidade europeu. O lançamento ocorreu no domingo, às 7h30 (horário de Brasília), em Esrange (Suécia).

O foguete, fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), atingiu altura maior do que o previsto e caiu com precisão no ponto de impacto. De acordo com o chefe da subdiretoria de espaço do IAE, Avandelino Santana Junior, isso demonstra a qualidade de projeto do foguete brasileiro, favorecida pelas ótimas condições atmosféricas que contribuíram para o sucesso do lançamento.

O VSB-30 é certificado pela Agência Espacial Europeia e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Foi o 12º lançamento do foguete de sondagem VSB-30, que faz parte da cooperação entre Brasil e Agência Espacial Alemã (DLR). Três lançamentos aconteceram no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e os demais em Esrange.
----
E mais:
FAB divulga imagens de lançamento de foguete criado com Alemanha (Terra - com fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário