terça-feira, 1 de novembro de 2011

Boeing fecha parceria com a Nasa e vai construir espaçonave nos EUA

Centro Espacial Kennedy será modificado nos próximos anos. Acordo entre fabricante de aviões e agência foi firmado nesta segunda (31).




(G1) A Nasa anunciou nesta segunda-feira (31) um acordo com a fabricante de aviões Boeing para a construção de um veículo espacial para transportar astronautas.

A cápsula que será desenvolvida poderá viajar diversas vezes ao espaço, transportando até sete astronautas.

Além do projeto, a agência espacial americana também pretende modificar parte do Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida.

O presidente americano Barack Obama afirmou que a nova era da exploração espacial norte-americana "não pode esperar o Congresso" para obter as verbas necessárias para evoluir. A Casa Branca quer conquistar o apoio do setor privado para manter a liderança do programa espacial do país frente às outras nações.

A Space Florida, a agência de desenvolvimento aeroespacial da Flórida, vai alugar as instalações do Centro Espacial Kennedy para que a Boeing produza e teste o Transportador de Tripulações Espaciais (CST-100).

O projeto irá gerar 550 empregos e é mais um passo do Centro Espacial Kennedy para se tornar cada vez mais um porto espacial e menos um complexo de lançamentos exclusivo do governo dos Estados Unidos. A fabricante receberá uma permissão para utilizar o prédio durante 15 anos.

Para Charles Bolden, diretor da Nasa, a agência não pode ficar parada e precisa perseguir "agressivamente" a nova era da exploração espacial.

O principal administrador da Nasa esteve na semana passada na cidade paulista de São José dos Campos para fechar dois acordos de cooperação espacial com o Brasil.
----
Matérias similares no Estadão, Folha, R7 e DN - Portugal

Um comentário:

  1. É isso ai Araújo, tem que haver um substituto para o ônibus espacial, mas poderia ser uma coisa mais bonitinha, afinal beleza também é fundamental, mesmo em objetos. Valeu a postagem.

    ResponderExcluir