terça-feira, 29 de novembro de 2011

1º Astronauta Brasileiro Espera ser Chamado para Nova Missão



















(Só Notícias / Brazilian Space) O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, voltará ao espaço. Alternando estadias em São Paulo e Houston, nos Estados Unidos, ele disse, em entrevista coletiva, há pouco, em Sinop, que aguarda ser escalado pela Agência Espacial Americana (NASA) para uma próxima missão. "Mas quando penso nisso fico preocupado com o tempo, que vai passando né [risos]. Quando penso nisso, lembro do John Glen, que voou em 1962 e depois em 1998, com 77 anos. Espero não demorar tanto tempo assim, mas vou voltar ao espaço, de um jeito ou de outro", afirmou.

Ele, que entrou para história em 2006, na primeira missão tripulada do Brasil, palestrou no Centro de Eventos Dante Martins, sobre o tema "Quem nunca sonhou em ser um astronauta?" para, com base na experiência adquirida no programa espacial, fazer uma conferência motivacional falando sobre sonhos e acreditar. "Se você acredita realmente, consegue fazer, passar por qualquer obstáculo, qualquer dificuldade e realizar".

Marcos lembrou de sua origem humilde e destacou a importância da Educação na consolidação de sua carreira, um das principais bandeiras que vem defendendo em suas viagens pelo país. "O principal que fica é falar: era um brasileiro. Meu pai [...] era servente de serviços gerais, o cara que limpa o chão, corta grama. Eu morava na periferia em Bauru (SP) e estudei em escola pública. Basicamente criei minha carreira através da Educação".

Ele defendeu, principalmente, a importância da educação profissional. "Tenho caminhado pelo país, contando essa história [sua trajetória], falando da importância da Educação, para formação de pessoal qualificado, da ciência para gerar conhecimento, da tecnologia para gerar produtos, empresas e empregos. Esse é o tripé, no qual o desenvolvimento de qualquer país é apoiado", pontuou.

Pontes, que é engenheiro aeronáutico, também é piloto reserva da aeronáutica, professor universitário, embaixador mundial do WorldSkills International, embaixador no Brasil da First Foundation e conferencista internacional falando sobre como ter sucesso na vida. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1981 e suas funções militares terminaram quando, em 1998, foi selecionado por meio de concurso público da Agência Espacial Brasileira para representar o Brasil na NASA, como astronauta. Ele é natural de Bauru e começou a trabalhar aos 14 anos como aprendiz de eletricista para ajudar em casa e pagar pelos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário