quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nasa adia para 28 de outubro lançamento de satélite climático

(AFP/Terra) A agência espacial americana (Nasa) adiou, nesta quarta-feira, o lançamento de um satélite de observação meteorológica e climática que ajudará a prever tempestades extremas e fornecerá uma visão mais apurada das mudanças climáticas. O lançamento, inicialmente marcado para o dia 27 de outubro, "foi reprogramado para o dia 28 de outubro", anunciou a Nasa em uma mensagem no microblog Twitter.

O satélite de 1,5 bilhão de dólares, denominado National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project, ou NPP, será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima, explicou a Nasa.

O NPP será lançado da Base da Força Aérea Vandenberg, na Califórnia, entre as 7h48 e 7h57 (horário de Brasília) de sexta-feira. O satélite, que tem o tamanho de um veículo utilitário, levará cinco instrumentos que lhe permitirão estudar a temperatura e a água na atmosfera, o impacto das nuvens e dos aerossóis na temperatura, e a resposta das plantas terrestres e marinhas às mudanças ambientais.
----
Matérias similares no G1 e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário