sábado, 10 de setembro de 2011

Rússia encontra causa de falha em foguete, mas retomada de voos para a ISS depende de mais análises



(O Globo) A queda de um foguete de carga não-tripulado que levou à suspensão dos voos para a Estação Espacial Internacional (ISS) no fim de agosto foi causada por um defeito de fabricação, informou nesta sexta-feira a agência espacial russa Roskosmos. De acordo com as investigações do incidente, um entupimento no motor do terceiro e último estágio do foguete Soyuz impediu que o combustível chegasse aos geradores de gás do equipamento, provocando seu desligamento.

Segundo a Roskosmos, o defeito foi "acidental", mas mais avaliações deverão ser feitas nos foguetes similares antes que sejam retomados os lançamentos tripulados para a ISS. "Os integrantes da comissão de investigação concluíram que a falha de fabricação aconteceu por acaso, mas uma decisão sobre se ela foi única só será tomada após avaliações adicionais", informou a agência espacial em um comunicado.

No último dia 24 de agosto, a nave Progress não conseguiu atingir a órbita da Terra depois de ser lançada do cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão. Ela deveria levar mais de 2,5 toneladas de suprimentos para a ISS, incluindo oxigênio, alimentos e combustível. Logo depois, a Rússia decidiu suspender todos os lançamentos de seus foguetes Soyuz até que a causa da falha fosse determinada.

Diante disso, o retorno dos astronautas Ronald Garan, dos EUA, e dos russos Andrey Borisenko e Alexander Samokutyaev, que estão a bordo da estação, foi adiado de 8 de setembro para 16 de setembro, enquanto o próximo lançamento de tripulantes para substituí-los na ISS, inicialmente previsto para 22 de setembro, também foi atrasado. Como a aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa deixou o sistema russo Soyuz como a única opção para levar e trazes astronautas da estação, a agência americana chegou a ponderar abandonar a ISS até que o problema fosse resolvido.
----
Matéria similar no Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário