terça-feira, 16 de agosto de 2011

SpaceX anuncia missão privada rumo a ISS em novembro

Empresa prepara voo teste com sua cápsula Dragon para mostrar que a iniciativa privada pode substituir os ônibus espaciais aposentados pela Nasa




(AFP/Veja) A empresa Space Exploration Technologies (SpaceX) anunciou nesta segunda-feira a realização de um voo de teste para levar sua cápsula Dragon até a Estação Espacial Internacional (ISS) no fim de novembro. Em um comunicado, a empresa afirmou que prepara a missão para demonstrar que "sistemas de transporte espacial da iniciativa privada podem levar e trazer carga da ISS”. É a segunda missão organizada pela SpaceX com o intuito de substituir os ônibus espaciais da agência espacial americana (Nasa).

A SpaceX é uma das empresas contempladas pelo repasse de verbas da Nasa, depois que o presidente americano Barack Obama anunciou o congelamento do orçamento destinado a programas espaciais durante cinco anos. A companhia recebeu 75 milhões de dólares no início do ano depois que conseguiu colocar em órbita, de forma bem-sucedida, sua cápsula Dragon em órbita em dezembro de 2010.

A agência espacial americana espera que o lançamento do foguete Falcon 9, que levará a cápsula para o transporte de astronautas, seja realizado no dia 30 de novembro de 2011. A pequena nave deve atracar-se à ISS após nove dias, marcando o começo, conforme diz o comunicado, de uma nova era para as viagens espaciais: “juntos, governo e setor privado podem, simultaneamente, aumentar a confiabilidade, segurança e frequência das viagens espaciais, ao mesmo tempo em que reduz os custos”.

Desde o fim da era dos ônibus espaciais da Nasa em julho de 2011, apenas a Rússia é capaz de conduzir missões tripuladas à ISS em suas naves Soyuz.
----
Matérias similares no G1, O Globo, Terra e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário