(Efe/Folha) A Rússia suspendeu os lançamentos dos foguetes Soyuz após a perda do cargueiro espacial Progress M-12M, informaram nesta quinta-feira fontes da indústria espacial russa.
"Tomou-se a decisão de suspender os lançamentos dos foguetes cargueiros Soyuz até que se esclareçam as causas do acidente", disse um representante do setor, citado pela agência de notícias russa Interfax.
Ele acrescentou que a suspensão afetará com quase toda certeza o lançamento do satélite de navegação Glonass-M com ajuda de um foguete cargueiro Soyuz-2 previsto para esta sexta-feira. "A decisão definitiva será adotada nas próximas horas".
O Progress, com cerca de três toneladas de carga que tinham como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), se acidentou nesta quarta-feira na república russa de Altaica, no sul da Sibéria, pouco após ser lançado da base de Baikonur (Cazaquistão).
A suspensão dos lançamentos dos Soyuz ocorre dois dias depois de a Roscosmos (agência espacial russa) anunciar medida semelhante a respeito dos foguetes cargueiros Proton e dos blocos aceleradores Briz-M.
A decisão foi adotada após a fracassada operação que visava colocar em órbita o satélite de telecomunicações Express-AM4.
O Express-AM4 --fruto da colaboração entre a companhia europeia Astrium e o Centro Khrunitchov de produção aeroespacial da Rússia-- foi lançado com sucesso no último dia 18, mas ficou situado fora da órbita prevista.
----
Matérias similares no JB, Estadão, G1, iG, R7, Veja, Yahoo, AstroPT, DN - Portugal, Público - Portugal e O Globo
----
E mais:
Putin ordena aumento do controle de qualidade na indústria espacial russa (Yahoo), com matérias similares na Veja e Público - Portugal
.
Rússia adia lançamento de satélite GLONASS após catástrofe com nave de carga (Yahoo), com matéria similar no Terra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário