Guindaste está preparado para erguer os ônibus espaciais (Foto: Nasa)
(G1) O programa de ônibus espaciais foi aposentado no último mês de julho, mas as naves continuam impondo desafios aos engenheiros da Nasa. Para que Atlantis, Endeavour, Discovery e Enterprise cheguem a suas novas casas, é preciso acoplá-los a um avião 747 adaptado para o transporte.
Hoje, as três primeiras se encontram no Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida. Já o Enterprise, que foi usado apenas em testes e nunca foi ao espaço, fica no Museu Aeroespacial do Instituto Smithsoniano, no estado da Virgínia, perto da capital Washington.
As naves do programa que levou os astronautas norte-americanos ao espaço nos últimos 30 anos ficaram expostas como peças de museu. O Discovery será levado para o atual posto da Enterprise, que vai para Nova York; o Endeavour atravessa o país e vai a Los Angeles, na Califórnia. Já o Atlantis fica no próprio Centro Espacial Kennedy.
Carga de peso
Uma vez pronto para a exposição, cada ônibus espacial vai pesar cerca de 87 toneladas. Para fazer a acoplagem serão necessários dois guindastes, quatro mastros uma faixa feita sob medida e 45 pessoas na operação. A última vez que um avião transportou uma nave dessas foi em 1985, quando o Enterprise foi para a Virgínia. Pela longa distância de tempo, a Nasa está fazendo ensaios antes do transporte definitivo.
Enterprise foi a última nave a ser transportada por um avião, em 1985 (Foto: Nasa)
----
Mais com Cesar Baima - O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário