segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nasa volta a adiar lançamento do ônibus espacial Endeavour


(Terra) A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou neste domingo que não será possível fazer o lançamento do ônibus espacial Endeavou na segunda-feira, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, como estava planejado. Inicialmente previsto para a última sexta-feira, o último vôo da nave havia sido adiado por um período não inferior a 72 horas devido a um problema nos aquecedores de uma das unidades de força auxiliar .

A Nasa ainda não divulgou o motivo de não poder fazer o lançamento nesta segunda e também não determinou uma nova data para o evento. Ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos da Nasa, o Endeavour deverá transportar à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.

O ônibus espacial foi lançado pela primeira vez ao espaço em 1991 e seu último voo, para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira. A tripulação de seis membros é formada por cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.

Quando o Endeavour regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar. O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço e o Columbia explodiu em 2004 quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão.
----
Matérias similares na Folha, Estadão, G1, iG, R7, Veja, Yahoo, Inovação Tecnológica, Correio Braziliense e DN - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário