quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nasa substitui equipamento que adiou lançamento do Endeavour


(Terra) A agência espacial americana (Nasa) informou que realiza nesta quarta-feira a substituição do equipamento responsável pelo adiamento da última missão do ônibus espacial Endeavour, previsto para 29 de abril. Os defeitos no sistema de aquecimento da nave, constatados poucas horas antes do voo, foram provocados por uma caixa que controla o fornecimento de energia chamada de LCA-2.

Engenheiros do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, devem concluir a instalação do novo equipamento ao longo do dia. O sistema de aquecimento será testado e os últimos ajustes devem ser feitos para garantir a segurança da missão.

Segundo a Nasa, a equipe vai avaliar o processo de reparo no sistema e os ajustes adicionais serão feitos antes de agendar a nova data para a missão, que não acontece antes de 10 de maio.

Uma reunião entre os responsáveis pela missão foi marcada para sexta-feira, quando serão avaliadas as condições de lançamento. Se a última decolagem do Endeavour ocorrer no dia 10 de maio, o lançamento do Atlantis, previsto para o final de junho, não deverá ser afetado. Porém, um novo atraso poderá comprometer a missão do Atlantis, segundo a Nasa.

Última missão
Ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos da Nasa, o Endeavour deverá transportar à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.

Os membros da tripulação da missão STS-134 são o comandante Mark Kelly, o piloto Gregory H. Johnson e os especialistas Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel e astronauta da Agência Espacial Europeia, Roberto Vittori.

O último voo do Endeavour, para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira. Quando regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar. O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço e o Columbia explodiu em 2004 quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão em junho.
----
Matéria similar no Estadão
----
E mais:
Endeavour Antes e Depois da Tentativa de Lançamento – Galeria de Imagens (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário