terça-feira, 10 de maio de 2011

Nasa define dia 16 de maio para o lançamento da Endeavour

Ônibus espacial teve lançamento adiado por causa de problemas no sistema de aquecimento



(Efe/iG) A agência espacial americana definiu a próxima segunda-feira (16) como dia para o último lançamento do ônibus espacial Endeavour A nave partiria no dia 29 de abril para sua missão final, mas teve o processo cancelado por causa da detecção de problemas no sistema de aquecimento momentos antes da decolagem.

Os sistemas já foram testados, mas ao longo desta semana novos testes e checagens serão feitos. “O problema não está mais na nave ou em seus eletrônicos”, disse Mike Leinbach, diretor de lançamento. O equipamento foi trocado e testado no dia 4 de maio.

Caso o problema se apresente novamente ou condições meteorológicas impeçam a decolagem no dia 16 de maio, outras tentativas poderão ser realizadas até o dia 26 de maio (exceto no dia 21 por causa do calendário de lançamento e decolagens do foguete russo Soyuz, que também acopla na Estação Espacial Internacional).

A missão STS-134, a última da Endeavor, vai durar 16 dias - dois a mais que o previsto inicialmente. A tripulação vai levar um Espectômetro Alfa magnético (MAS, da sigla em inglês) e peças de reposição.

Os lançamentos cancelados da Endeavour tendem a atrasar o último voo de ônibus espacial, quando a Atlantis será lançada para sua missão final, cuja data oficial, até agora, é 28 de junho.
----
Matérias similares no Terra, Estadão, R7, Yahoo e O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário