sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nasa adia mais uma vez voo do Endeavour; previsão é 16 de maio


(Terra) A agência especial americana (Nasa) informou na tarde desta sexta-feira que o lançamento do ônibus espacial Endeavour não vai acontecer antes do dia 16 de maio. A previsão é que o último voo da nave aconteça às 8h56 (horário local) do dia 16, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O lançamento, previsto inicialmente para o dia 29 de abril, foi adiado por problemas no sistema de aquecimento da nave.

Em reunião nesta tarde, os técnicos responsáveis pela substituição do equipamento defeituoso, uma caixa que controla o fornecimento de energia chamada de LCA-2, informaram que precisam realizar novos testes para garantir o sucesso da missão. Até a manhã desta sexta-feira, a Nasa mantinha a previsão de que o lançamento pudesse ser realizado no dia 10 de maio.

A agência espacial informou que os técnicos devem continuar os reparos no circuito elétrico da nave e uma nova reunião foi agendada para avaliar os resultados na próxima segunda-feira. Até esta tarde, não havia confirmação se o atraso no lançamento do Endeavour poderia afetar a última missão do Atlantis, prevista para o final de junho.

Última missão
Ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos da Nasa, o Endeavour deverá transportar à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.

Os membros da tripulação da missão STS-134 são o comandante Mark Kelly, o piloto Gregory H. Johnson, os especialistas Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel e o astronauta da Agência Espacial Europeia Roberto Vittori.

O último voo do Endeavour, para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira. Quando regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar. O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço e o Columbia explodiu em 2004 quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão em junho.
----
Matérias similares no G1, Estadão, Folha, O Globo , UOL e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário