quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estudantes de escola municipal de Ubatuba construirão e lançarão satélite em novembro

(O Globo) Uma iniciativa pioneira vai fazer de 108 estudantes brasileiros da rede pública o grupo mais jovem do mundo a construir e lançar um satélite. Com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), alunos de 11 anos de uma escola municipal de Ubatuba, no litoral paulista, montarão o UbatubaSat, um pequeno satélite de aproximadamente 750 gramas que orbitará a Terra numa altitude de 310 quilômetros. O lançamento deve acontecer em novembro, nos Estados Unidos.

O UbatubaSat, é um Tubesat e está na categoria dos picossatélites por ter massa menor do que 1 kg. Os Tubesats podem ser usados para realizar experimentos científicos e funções de comunicação em órbita. A ideia foi do professor de matemática Cândido Oswaldo de Moura, que leu uma reportagem sobre a empresa que desenvolveu os Tubesats e resolveu fazer a proposta ao Inpe. Outros professores estão envolvidos no projeto.

A iniciativa é uma forma de incentivar a formação de novos profissionais da área e contou com patrocínio de comerciantes de Ubatuba, que também enviarão os alunos que mais se destacarem na construção do satélite aos EUA para acompanhar o lançamento.
----
Matérias similares no Terra, Estadão, G1, O Vale/Brazilian Space e Ciência Hoje
----
E mais:
Alunos do Ensino Fundamental Ganham Apoio Técnico do INPE para Lançar Satélite (INPE / Brazilian Space)


Nenhum comentário:

Postar um comentário