terça-feira, 3 de maio de 2011

Especialistas do INPE Apresentam em Curitiba Imagens de Satélites e Produtos Gratuitos


(INPE / Brazilian Space) Os produtos de observação da Terra oferecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) serão apresentados nesta quarta-feira (4/5), às 14 horas, no Estação Convention Center, em Curitiba, onde acontece o XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR).

O INPE adotou uma política de distribuição gratuita, pela internet, de suas imagens de satélites, o que tem contribuído para popularizar o uso do sensoriamento remoto. Da mesma forma são oferecidos livremente seus programas de geoprocessamento, dados e resultados de projetos e estudos científicos.

“Este ano o INPE completa 50 anos como uma das principais instituições científicas brasileiras, respeitada no Brasil e no exterior. Por meio do sensoriamento remoto o INPE contribui para o monitoramento do nosso território continental e marítimo, com os estudos sobre mudanças climáticas e com as missões do Programa Nacional de Atividades Espaciais”, diz Luís Geraldo Pereira, da Divisão de Geração de Imagens do INPE, que coordena o “showcase” de apresentação dos produtos.

Especialistas do INPE falarão sobre como ter acesso aos produtos de observação da Terra, sua variedade, aplicações de sensoriamento remoto, projetos, métodos e ensino. Os showcases são realizados na área de Exposição Técnica do XV SBSR, e este tem a participação das seguintes divisões do instituto: Processamento de Imagens (DPI), Geração de Imagens (DGI), Sensoriamento Remoto (DSR) e Satélites e Sistemas Ambientais (DSA).

Sobre o SBSR
O Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que objetiva reunir mercado e comunidade acadêmica de geotecnologias e áreas afins, está em sua 15ª edição. Além de 1.007 trabalhos científicos, o simpósio apresenta dezenas de sessões especiais com palestrantes do Brasil e exterior, cursos, debates e uma exposição técnica de serviços e produtos diversos, como câmeras que são embarcadas em satélites para imageamento da Terra e softwares para mapeamentos de áreas agrícolas e urbanas.

Promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), o SBSR é o maior evento nacional sobre tecnologias relacionadas a satélites e geoprocessamento. Esta edição em Curitiba reúne cerca de 2 mil pesquisadores e especialistas de todo o Brasil e mais 27 países.

A programação completa está no site do evento: www.dsr.inpe.br/sbsr2011

----
E mais:
Evento em Curitiba mostra produtos derivados da tecnologia espacial (JC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário