quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nave Soyuz Gagárin se acopla à Estação Espacial Internacional

(Efe / Terra) A nave tripulada Soyuz TMA-21 --também chamada de Gagárin em homenagem ao primeiro homem a viajar ao espaço--, acoplou-se na noite de quarta-feira com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

A Soyuz TMA-21 se encaixou no módulo Poisk do segmento russo da ISS às 23h09 GMT (20h09 de Brasília), nove minutos antes do previsto inicialmente pelo Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

O acoplamento da nave, tripulada pelos russos Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko, e pelo americano Roland Garan, aconteceu manualmente, a mais de 350 quilômetros sobre a superfície terrestre.

Sua chegada à ISS, dois dias após ser lançada a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), ocorre menos de uma semana antes do aniversário de 50 anos do primeiro voo espacial da história, o de Yuri Gagárin.

A abertura das escotilha entre a nave e a plataforma orbital ocorreu às 2h13 GMT desta quinta-feira, após ter sido comprovado o hermetismo da montagem, permitindo a entrada de seus tripulantes na ISS.

Na estação espacial os tripulantes da nave foram recebidos com uma cerimônia de boas-vindas pela missão permanente da plataforma orbital, integrada pelo russo Dmitri Kondrátiev, a americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli, que modificaram seus hábitos de sono para receber os visitantes.

Samokutiáyev se transformará no cosmonauta número 200 a entrar na ISS, por onde passaram pessoas de 15 países, segundo a agência Interfax.

Os dois cosmonautas russos, que não têm experiência no espaço, e o astronauta da Nasa, que conta com um voo orbital em seu currículo --a bordo da nave Discovery (2008)--, permanecerão na estação espacial por 164 dias e retornarão à Terra no dia 16 de setembro.
----
Matérias similares no Terra, Estadão, UOL , R7, Yahoo e Cienctec
----
E mais:
Soyuz acopla à Estação Espacial 50 anos após viagem de Gagarin (Estadão) , com matéria similar no iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário