quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nave Soyuz 'Gagarin' se acopla à estação espacial nesta 4ª


(Efe / Terra) A nave tripulada Soyuz TMA-21, também chamada de "Gagarin" em homenagem ao primeiro homem que viajou ao espaço, se acoplará na noite desta quarta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS).

O acoplamento da Soyuz TMA-21 ao módulo Poisk do segmento russo da ISS está previsto para as 20h18 do horário de Brasília de hoje, explicou o porta-voz oficial do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, Valeri Lindin.

Os três tripulantes da "Gagarin", os russos Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko e o americano Roland Garan, se unirão assim aos membros da missão permanente da ISS, integrada pelo russo Dmitri Kondrátiev, a americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli.

Lindin lembrou que Samokutiáyev se tornará no cosmonauta número 200 a entrar na ISS, segundo a agência "Interfax".

No total, 199 pessoas procedentes de 15 países estiveram na ISS: 138 americanos, 33 russos, sete canadenses, cinco japoneses, três italianos e três franceses, dois alemães e um respectivamente da África do Sul, Bélgica, Espanha, Holanda, Brasil, Suécia, Malásia e Coreia do Sul.

Os dois cosmonautas russos, que não têm experiência no espaço, e o astronauta da Nasa, que conta com um voo orbital em seu currículo - a bordo da nave Discovery (2008) -, permanecerão na estação espacial 164 dias e retornarão à Terra o próximo dia 16 de setembro.

A expedição número 27 da ISS receberá duas naves americanas (um Endeavour e um Atlantis) e três cargueiros russos Progress.
----
Matérias similares no G1, UOL, Yahoo e R7
----
E mais:
Três novos integrantes se juntam à tripulação da ISS (Efe/Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário