quinta-feira, 28 de abril de 2011

Nasa prepara grande evento para último voo do Endeavour na sexta



(AFP / Terra) O último voo do Endeavour - o penúltimo de um ônibus espacial americano - coincide nesta sexta-feira com o casamento do príncipe William e Kate Middleton, e também terá uma grande celebração, organizada pela agência espacial americana (Nasa).

O presidente Barack Obama assistirá com sua família ao lançamento do Endeavour a partir do centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. Será a primeira vez que um presidente americano irá a um lançamento desde Bill Clinton, que o fez em 1998.

Também haverá muito barulho com a presença da congressista Gabrielle Giffords. Em janeiro, ela foi atingida por um tiro na cabeça durante um ato político, e após meses de reabilitação poderá despedir-se de seu marido Mark Kelly, o astronauta que comandará o último voo da nave.

O voo trata-se do último realizado pelo Endeavour antes de se aposentar. Ainda neste ano será lançado o Atlantis e, com isso, o programa espacial americano, que já tem 30 anos, terá fim.

"É verdadeiramente incrível que ela possa assistir a este lançamento histórico", disse o porta-voz de Giffords, CJ Karamargin. "É algo que ela não queria perder".

O ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos transportará à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.

O Endeavour "nasceu da tragédia do Challenger", afirmou a Nasa, em um texto onde lembra que a explosão daquele ônibus espacial em 1986 levou o Congresso a autorizar um ano depois a construção de outra nave espacial.

O ônibus espacial foi lançado pela primeira vez ao espaço em 1991 e seu último voo, na sexta-feira às 19h47 GMT (16h47 de Brasília) para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira. A tripulação de seis membros é formada por cinco americanos e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.

Quando o Endeavour regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar. O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço e o Columbia explodiu em 2004 quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão em junho.
----
Matérias similares no JB, UOL, Yahoo e DN - Portugal
----
E mais:
Último lançamento do Endeavour terá convidados especiais (Estadão)
.
Fale com o Endeavour (Radar Científico - Estadão)
.
Previsão do tempo dá 70% de chances para último lançamento da nave Endeavour (R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário