Vinte e uma instituições, entre museus e centros turísticos, disputam para pagar mais de US$ 28 milhões para ter uma das naves
(AP / iG) Na próxima terça-feira, 12, o administrador da Nasa, ex-astronauta Charles Bolden, deve anunciar as três instituições que receberão um ônibus espacial para guardar e exibir, após a aposentadoria das naves.
Estão na disputa 21 instituições – entre museus e centros turísticos – que lutam pelo privilégio de pagar US$ 28,8 milhões (R$ 46 milhões) por um dos três ônibus espaciais remanescentes.
Das naves em atividade – Discovery, Endeavour, e Atlantis – uma delas, o Discovery, já tem destino certo: o Museu Nacional de Ar e Espaço, da Smithsonian Institution. Mas isso ignifica que o Enterprise, o protótipo de ônibus espacial que atualmente está em poder da Smithsonian, ficará liberado para uma terceira entidade.
O anúncio de Bolden vai coincidir com o aniversário de 30 anos do primeiro vôo de um ônibus espacial: o Columbia foi ao espaço pela primeira vez em 12 de abril de 1981, vinte anos depois do voo pioneiro de Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a sair da atmosfera da Terra.
Dos seis ônibus espaciais construídos – contando o Enterprise – dois foram destruídos: o Columbia, que explodiu durante o lançamento em 1986, e o Challenger, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera em 2003. Ao todo, 14 pessoas morreram nos dois desastres.
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