terça-feira, 12 de abril de 2011

Medvedev cumprimenta tripulantes da ISS em cinquentenário do voo de Gagarin

(Efe / Terra) O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, cumprimentou nesta terça-feira os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) devido ao cinquentenário do voo do cosmonauta soviético Yuri Gagarin, e garantiu que a humanidade continuará seu investimento na conquista do espaço.

"Estou convencido que a cosmonáutica tem um enorme futuro. A humanidade investiu e investirá seus recursos no seu desenvolvimento", disse o chefe do Kremlin, citado pelas agência russas.

Medvedev visitou o Centro de Controle de Espaciais da Rússia, situado nos arredores de Moscou, para comunicar-se com a tripulação da ISS no dia que a Rússia comemora os 50 anos da conquista de Gagarin.

"Alguma vez fomos os primeiros a chegar ao espaço. Temos uma enorme quantidade de conquistas, e não queríamos perder essa vantagem", assinalou.

Ao mesmo tempo, o presidente russo ressaltou que Moscou compreende que hoje a conquista do espaço é "tarefa comum e uma manifestação da solidariedade internacional".

O comandante da tripulação da ISS, o russo Dmitri Kondrátiev, informou a Medvedev que comemorarão o cinquentenário do voo de Gagarin com um "jantar tradicional".

"Aqui temos algumas possibilidades do ponto de vista culinário; temos frutas frescas e algumas provisões reservadas para pôr na mesa festiva", disse o cosmonauta russo.

Além de Kondrátiev, a tripulação da ISS é integrada pelos também russos Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko, os americanos Roland Garan e Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli.
----
Matérias similares no R7 e Yahoo
----
E mais:
Rússia diz que exploração do espaço continuará a ser prioridade (BBC / Terra), com matérias similares na Folha, G1, iG e UOL
.
Rússia reafirma seu compromisso com a conquista do espaço (Efe/UOL), com matérias similares no Yahoo e UOL
.
Rússia quer «instalar-se» na Lua e chegar a Marte (Ciência Hoje - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário