quinta-feira, 21 de abril de 2011

Barreira do Inferno Lança Foguete de Treinamento Básico

(Natal Press / Brazilian Space) O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançará um foguete através da Operação Camurupim, no próximo dia 27 de abril, às 15h30.

Primeiramente será lançado e rastreado um Foguete de Treinamento Básico (FTB), sem carga útil tecnológica, tendo como finalidade a obtenção de dados para qualificação e certificação dos referidos foguetes e, ainda, o treinamento operacional do Centro para o lançamento do foguete ORION V4.

O FTB foi desenvolvido com o intuito de garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

A Operação Camurupim objetiva realizar o lançamento do foguete de treinamento ORION V4, equipado com uma carga útil tecnológica desenvolvida pelo DLR (Centro Espacial Alemão), com a finalidade de receber operacionalmente um Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem fabricado na Alemanha.

Essa Operação, além de manter a operacionalidade do Centro, promoverá a utilização do Lançador Móvel, de forma independente e autônoma, no Brasil.

A duração do vôo, que compreende da decolagem até o impacto da carga útil no mar, está estimada em 5 minutos, com apogeu (altura máxima) entre 95 e 105 km, com impacto entre 70 e 80 km da costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário