segunda-feira, 11 de abril de 2011

Astronauta Cady Coleman e músico Ian Anderson fazem dueto virtual no espaço



(Efe / Yahoo) A astronauta Cady Coleman, fã de flauta, e o músico Ian Anderson, fundador da banda Jethro Tull, realizaram o primeiro dueto virtual espaço-Terra, informou nesta segunda-feira a Nasa.

Entre os poucos objetos pessoais que os astronautas podem levar à Estação Espacial Internacional (ISS), Cady optou por várias flautas, que permitiram a experiência musical.

A peça escolhida foi "Bourree", uma das canções que o músico escocês e seu grupo tocaram durante a turnê que fizeram pelos Estados Unidos em 1969, o mesmo ano em que Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na Lua.

A astronauta gravou sua parte da peça na semana passada, enquanto Anderson fez o mesmo no fim de semana passado enquanto estava em turnê em Perm (Rússia).

As duas partes foram editadas e o resultado está disponível em um vídeo publicado no site da Nasa.

Cady e Anderson comemoraram assim o 50º aniversário dos voos espaciais e o aniversário do primeiro lançamento de um ser humano ao espaço, que transformou o cosmonauta soviético Yuri Gagarin em um mito quando em 12 de abril de 1961 orbitou a Terra.

"Devemos lembrar que os cosmonautas, cientistas e astronautas de hoje seguem sendo os heróis que eram há 50 anos", disse Anderson, que agradeceu a oportunidade de participar deste dueto.

Coleman é uma grande fã de Anderson e para sua missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional levou sua flauta transversal, um flautim e uma flauta irlandesa do grupo musical Chieftains.

"É muito diferente tocar aqui (no espaço)", assegurou Coleman.

Outros astronautas também levaram flautas ao espaço, como Ellen Ochoa, que participou da missão STS-56 em 1993 e tocou uma peça musical durante um encontro com estudantes na Terra.

John Herrington, que foi o primeiro astronauta nativo americano, também levou uma flauta de madeira em 2002 durante a missão STS-113, que foi feita à mão por um membro do Conselho Intertribal de Nativos Americanos do Centro Espacial Kennedy.
----
Matérias similares no Terra, G1 e Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário