quinta-feira, 31 de março de 2011

Museus dos EUA disputam ônibus espaciais que serão aposentados

(Folha) A aposentadoria da frota dos ônibus espaciais da agência espacial americana criou uma corrida entre os museus dos Estados Unidos para ver quem vai ficar com pelo menos um deles.

O anúncio oficial deve ocorrer na data provável de 12 de abril, cabendo ao administrador Charles Bolden, da Nasa, a escolha do melhor lugar.

Ele tem a consultoria de uma equipe que atualmente avalia quais museus podem receber uma das quatro espaçonaves --o Discovery que voltou recentemente à Terra, depois de uma missão em março; o Endeavour que está programado para ir ao espaço em 19 de abril; o Atlantis, em 28 de junho, e o protótipo Enterprise.

As primeiras candidaturas dos museus interessados em ter os ônibus espaciais como parte de seu acervo começaram a ser enviadas em 2008.

De lá para cá, oito desistiram e atualmente 21 locais concorrem, entre museus, centros de ciência e de visitantes.

Não é pouco, se se considera as medidas físicas necessárias para abrigar uma nave monumental. Somente o Museu Espacial do Instituto Nacional Smithsonian, em Washington-DC, possui infraestrutura já pronta, enquanto as demais apresentaram propostas, noticia o site Space.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário