sexta-feira, 4 de março de 2011

Ministro Mercadante Visita o IAE e Inaugura o Laboratório LINCS


(IAE / Brazilian Space) Na segunda, dia 28 de fevereiro, o atual Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante e comitiva com autoridades locais como o Presidente da Avibrás, o Diretor do INPE e da Orbital, acompanhados pelo Exmo Diretor do DCTA e autoridades militares, conheceram os projetos do IAE expostos no Prédio de Integração e Lançamentos, onde as chefias de Divisão estiveram presentes, juntamente com o nosso diretor, vice-diretor e subdiretores, representando o Instituto.

Depois de conhecer os projetos do IAE, sempre demonstrando muito interesse, o ministro Mercadante foi convidado a inaugurar o Laboratório de Identificação, Navegação, Controle & Simulação - LINCS, onde conheceu o ambiente de teste e calibração de sensores e sistemas inerciais e o de malhas de simulação completa de sistemas de controle de veículos lançadores e plataformas orbitais. Também participaram da cerimônia de inauguração o Exmo Tenente Brigadeiro do Ar Pohlmann, o Magnífico Reitor do ITA e demais autoridades que fizeram parte da comitiva do Ministro Mercadante em sua primeira visita ao DCTA.

O ministro Mercadante esteve ainda na Aula Magna do ITA , e como convidado especial, discursou sobre a realidade atual da pesquisa no Brasil e que espera reduzir os cortes necessários na área de recursos não reembolsáveis com a ampliação dos créditos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Segundo Mercadante, o ajuste fiscal é necessário, mas serão priorizados os projetos considerados estratégicos, como o programa espacial. As reformas na Base de Alcântara serão concluídas os investimentos no projeto do Veículo Lançador de Satélites (VLS) será mantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário