segunda-feira, 14 de março de 2011

Homem cai da plataforma de lançamento do Endeavour e morre


(Folha) A inspeção e checagem envolvidas no lançamento do ônibus espacial Endeavour, que deve ocorrer no próximo sábado, foram interrompidas nesta segunda-feira devido à morte de um funcionário após uma queda da plataforma de lançamento.

A equipe de emergência médica tentou reanimar a vítima, mas não obteve sucesso. A Nasa (agência espacial americana) não forneceu informações adicionais.

Por causa do acidente, a agência está providenciando assistência e aconselhamento para os envolvidos na missão do Endeavour, que vai decolar do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O Endeavour será comandado pelo astronauta Mark Kelly, cuja mulher, a congressista Gaby Giffords, recupera-se de um tiro que levou na cabeça durante um tiroteiro em janeiro.

Depois do Endeavour, é a vez do Atlantis ir ao espaço --lançamento previsto para 28 de junho --, que marca o fim das missões dos ônibus espaciais.

Depois da aposentadoria da frota, os astronautas passam a ser transportados pela nave russa Soyuz até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e se inicia uma nova de viagens a ser realizadas por empresas privadas.
----
Matérias similares no Terra, R7, Yahoo, iG, G1 e Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário