segunda-feira, 21 de março de 2011

Discovery poderá passar a peça de museu

Nasa despediu-se do mais antigo dos seus três vaivéns

(Ciência Hoje - Portugal) Circulou pela última vez na imensa pista de aterragem do Kennedy Space Center da Nasa, na semana passada, concluído o voo com uma viragem a 250º. O Discovery encerrou a sua carreira com a 39 missão.

O mais antigo dos três vaivéns – para além do «Endeavour» e «Atlantis» – lançados no Espaço nos últimos anos, regressou após oito dias de missão na Estação Espacial Internacional (EEI), com seis tripulantes e está prestes a ocupar o seu lugar num museu – provavelmente no do Ar e do Espaço do Smithsonian Institution, em Washington. Já houve contactos por parte desta instituição para a exposição do vaivém norte-americano, mas a NASA avançou nenhuma decisão até ao momento.

A longa carreira do ‘space shuttle’ começou a 30 de Agosto de 1984. Em 27 anos, o Discovery não passou menos de 365 dias no Espaço e percorreu 238 milhões de quilómetros – 385 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Para virar mais uma página na história da Agência Espacial Americana, o seu patrono e antigo astronauta, Charles Bolden, veio pessoalmente saudar os tripulantes. Agora, haverá mais dois lançamentos – o Endeavour, a 19 de Abril e a Atlantis a 28 de Junho.

Os Estados Unidos irão depender exclusivamente dos Soyouz russos para levar os seus astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS). O Discovery foi assim deslocado da estação, pondo um final na missão de oito dias, marcada pela entrega do módulo Leonardo – que ficará definitivamente na ISS, alargando o seu espaço habitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário