terça-feira, 1 de março de 2011

Astronautas do Discovery farão nova caminhada nesta quarta-feira


(O Globo) Os astronautas do Discovery farão uma nova caminhada no espaço nesta quarta-feira e a missão foi estendida em um dia, segundo informações da Nasa, para instalar o Módulo Permanente Multiuso (PMM, na sigla em inglês). Nesta terça-feira os tripulantes acordaram pouco antes das 8h ao som de "Happy Together" da banda The Turtles.

Esta manhã, o PMM será movido do compartimento de carga do Discovery e conectado à porta voltada para a Terra da unidade. À noite, a equipe entrará no PMM pela primeira vez.

Na segunda-feira os astronautas Steve Bowen e Alvin Drew realizaram a primeira caminhada no espaço para instalar um cabo de extensão de energia, mover uma peça de bombeamento para um módulo externo, instalar uma câmera do lado direito da nave, com o objetivo de criar um ponto de conexão entre o espaço e nosso planeta, e extensões para o trilho de transporte, além de recuperar o experimento japonês "Mensagem em uma Garrafa", que será trazido de volta para a Terra.

O Discovery chegou à ISS no sábado e foi recebido com uma brincadeira pelo comandante da estação, Scott Kelly.

- Por que demoraram tanto? - perguntou, referindo-se às falhas mecânicas e à falta de condições meteorológicas para que o veículo entrasse em órbita em setembro, como estava previsto inicialmente.

O Discovery ficará menos de uma semana acoplado à estação. Entre as peças deixadas lá por sua tripulação está o Robonauta, o primeiro robô humanoide a ir para o espaço. Ele servirá como um "faz-tudo" na estação - entre suas tarefas, há inclusive serviços de limpeza.

Com o voo, a Nasa iniciou sua despedida dos ônibus espaciais. Os outros dois veículos ainda em atividade, o Endeavour e o Atlantis também só têm mais uma missão pela frente. Ambas devem ser realizadas ainda este semestre. Depois, eles vão virar peças de museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário