quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Rússia perde mais um satélite; desta vez é militar

(Reuters / Folha) Ao que tudo indica, a Rússia perdeu mais um de seus satélites, segundo informações da agência de notícias Interfax.

O lançamento da nave GEO-Ik-2, projetada para estudar a Terra e que carregava o satélite militar, ocorreu na terça-feira. Mas, segundo uma fonte que não quis se identificar, como não houve contato posterior, a espaçonave provavelmente se perdeu no espaço.

Esse é o quarto satélite a não terminar sua missão de acordo com os planos russos. Em dezembro de 2010, três satélites de navegação Glonass-M foram desperdiçados durante a viagem.

O foguete russo Proton-M, que levaria a carga, não conseguiu chegar à órbita programada e caiu no mar, perto do Havaí, levando com ele os três satélites de última geração.

O incidente foi um constrangedor revés para a intenção russa de lançar um sistema para concorrer com o Global Positioning System (GPS) americano, projeto idealizado pela União Soviética em 1976.

Por causa da falha, dois dirigentes do programa espacial russo foram demitidos pelo presidente da Rússia, Dmitri Medvedev.
----
Matéria similar no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário