quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nasa afirma que Discovery está pronta para partir

(Efe / Folha) Os técnicos da Nasa (agência espacial americana) asseguraram nesta quarta-feira que a nave Discovery está pronta para partir na quinta-feira para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que será sua última missão, antes de a Nasa a retirar de funcionamento.

"Tudo está encaminhado. Seguimos perfeitamente o calendário e estamos prontos para o lançamento amanhã", disse o diretor da equipe de gestão da missão, Mike Moses, em entrevista coletiva.

A Nasa iniciou a contagem regressiva e tudo aponta para que, finalmente, após, oito adiamentos, a Discovery parta para cumprir uma missão de 11 dias na qual levará o módulo de carga multifuncional Leonardo e o androide Robonaut.

"Temos muitíssima vontade de conferir que esta missão, que está reprelta de atividades, terá sucesso e tudo irá pelo bom caminho", declarou Moses, acompanhado pelo diretor de lançamentos, Mike Leinbach, pelo diretor da missão STS-133, Scott Higginbotham, e pela porta-voz do serviço meteorológico da Nasa, Kathy Winters.

O lançamento, inicialmente previsto para 1º de novembro do ano passado, foi adiado primeiro por um escape de hidrogênio, depois por uma falha elétrica e, mais tarde, por fendas que foram detectadas no tanque de combustível externo que obrigou a adiá-lo para 2011.

O adiamento do lançamento da Discovery obrigou a atrasar também o último voo do Endeavour, previsto agora para 19 de abril. Além disso, a Nasa decidiu realizar uma viagem extra do Atlantis (que já tinha sido retirado) programado para 28 de junho.

O lançamento da Discovery está previsto para quinta-feira, às 18h50 (horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Os técnicos iniciarão o enchimento do tanque externo às 9h25 (horário de Brasília) e o lançamento poderá ser acompanhado pela internet.
----

Matérias similares no Estadão, Veja e Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário