quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Foguete Ariane é lançado para a Estação Espacial Internacional

Missão vai reabastecer a ISS com oxigênio, alimentos, combustível e material científico, além de ajudá-la a modificar sua órbita

(Reuters / iG) O foguete Ariane decolou nesta quarta-feira às 18H50 local (19H50 de Brasília) do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, transportando o segundo Veículo de Transferência Automatizado europeu, o AVT Johannes Kepler, cuja missão é reabastecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

Trata-se do lançamento número 200 efetuado por um foguete Ariane nos mais de 30 anos de serviço deste tipo de aeronaves.

Após se separar do foguete, o ATV-2 ficará em uma órbita a 260 km de altitude, deslocando-se a uma velocidade de 7,6 km/s.

Na terça-feira (15) à noite foi suspensa uma primeira tentativa de decolagem por "uma anomalia da medida do nível da reserva de oxigênio líquido", segundo Arianespace.

O ATV-2 Johannes Kepler, sucessor do primeiro modelo, o ATV Jules Verne, é um veículo sem tripulação capaz de reabastecer a ISS com oxigênio, alimentos, combustível e material científico, além de ajudá-la a modificar sua órbita.

Leva o nome do astrônomo que há quatro séculos formulou diferentes leis fundamentais do movimento dos planetas.
----
Matérias similares no Terra, Folha, Estadão, UOL, R7, Veja, Yahoo, AstroPT e Público - Portugal
----

E mais;
200ª missão da família Ariane (Panorama Espacial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário