segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Foguete em Exposição na Campus Party Será Lançado ao Espaço


(Terra / Brazilian Space) A área de Astronomia, no pavilhão Arena da Campus Party, exibe orgulhosamente a criação do técnico em elétrica Wagner "Coyote" Brito. O agora produtor de foguetes criou por hobby o foguete VES (Veículo Experimental de Sondagem), que será lançado ao espaço em fevereiro de 2011.

O projeto está em desenvolvimento desde 2006 em São Caetano, interior de São Paulo, sua cidade natal. Aos 50 anos, essa é a primeira vez que Brito vai estudar profissionalmente sobre o assunto. "Eu fiz tudo sozinho. Agora eu vou entrar em um curso de mecatrônica para me especializar", disse.

Wagner tem chamado a atenção da pequena área de astronomia do Brasil. De acordo com ele, um dos membros da Agência Espacial Brasileira o convidou para participar de projetos de incentivo do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial. "Agora, as portas estão abertas", afirmou.

O foguete tem 3,16 m de altura, 15 cm de diâmetro e 70 kg. Com velocidade máxima de 1.350 km/h, o VES chega a uma altura de 30 mil pés (cerca de 9.140 m) e será usado para experimentos em microgravidade, baixa temperatura e em queda abrupta de pressão atmosférica. Ele também será equipado com câmeras CDD color e sensores de transmissão de imagem, que possibilitarão que os curiosos assistam do momento do lançamento ao retorno do projétil à Terra. O vídeo será transmitido ao vivo no site coyoterockects.com.br quando o foguete for lançado.

Campus Party Brasil 2011
Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Neste ano, há mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 tem inúmeras palestras e recebe, entre outros, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International.
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário