segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Astronauta sofre acidente de bicicleta e pode ficar de fora do último voo da nave Discovery

Nasa espera que até o dia de lançamento ele esteja recuperado

(R7) O astronauta Tim Kopra da Nasa (agência espacial americana) pode ficar de fora da última viagem do ônibus espacial Discovery, programada para o dia 24 de fevereiro, devido a um acidente de bicicleta.

O acidente aconteceu neste sábado (15), segundo informações da rede de notícias americana CNN, que cita declaração oficial da Nasa com a esperança de que Kopra “vai ficar bem” até a data de lançamento da nave, adiado oito vezes por problemas técnicos. A programação prevê que ele participe de uma caminhada espacial durante a missão.

Os impactos do acidente sobre o estado físico de Kopra ainda estão sendo avaliados.

O astronauta foi selecionado pela Nasa no ano 2000 e participou de outras duas missões espaciais, além de já ter viajado até a Estação Espacial Internacional (ISS), plataforma que fica a cerca de 350 km da Terra e serve para experimentos científicos.

O astronauta Mark Kelly, também da Nasa, ainda não tem a presença confirmada no último voo do ônibus espacial Endeavour, marcado para este ano. Ele é marido da deputada americana Gabrielle Giffords, baleada na cabeça na semana passada, no Arizona. Seu irmão gêmeo, Scott Kelly, também é astronauta e está na ISS.
----
Matérias similares no UOL, Público - Portugal, Folha e Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário