segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Irã planeja construção de 2ª plataforma de lançamento de satélites

(Efe / Terra) O Irã iniciou um projeto para a construção de uma segunda plataforma de lançamento capaz de enviar satélites ao espaço, revelou o ministro de Tecnologia e Telecomunicações iraniano, Reza Taqipour.

"Já foram iniciados os estudos para saber qual é o lugar mais adequado. Com ela (a plataforma), o Irã abrigará no futuro as estações de controle de satélites de outros países da região", explicou o ministro, citado neste domingo pela agência de notícias local "Mehr".

Teerã inaugurou em 2008 seu primeiro centro aeroespacial, desde que naquele mesmo ano lançou seu primeiro foguete, o Explorer-1.

Em 2009, o país pôs em órbita seu primeiro satélite de fabricação nacional, o Omid, um pequeno aparelho de telecomunicações que girou em torno da Terra durante dois meses. Além disso, Teerã anunciou o início de um ambicioso projeto para enviar um astronauta ao espaço em 2020.

"Atualmente, existe um centro espacial no país, mas tem algumas limitações geográficas para enviar satélites ao espaço. Por isso, foram iniciados estudos para ter uma segunda localização", explicou Taqipour.

A estação estará capacitada para lançar satélites que orbitam perto do planeta, disse o ministro.

O desenvolvimento espacial iraniano é observado com suspeita pelo Ocidente, já que se teme que o programa iraniano para lançar satélites sirva também para aplicações bélicas, como a propulsão de mísseis balísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário