quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Empresa lança com sucesso substituto dos ônibus espaciais

Foguete foi lançado com sucesso e cápsula entrou em órbita



(Terra) A empresa americana SpaceX lançou nesta quarta-feira o foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida. Por volta das 14h, a empresa anunciava que Dragon estava em órbita.

O lançamento foi de demonstração. O Falcon 9, junto com a Dragon, são os substitutos escolhidos pela Nasa - a agência espacial americana - para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a partir da aposentadoria dos ônibus espaciais Discovery e Endeavour - inicialmente prevista para 2010 e adiada para 2011. Anunciado em dezembro de 2008, o contrato de US$ 1,6 bilhão com a SpaceX prevê um mínimo de 12 voos, com opção de realizar voos adicionais por um valor contratual de até US$ 3,1 bilhões.

Alimentado por oxigênio líquido e querosene, o Falcon 9, antes do lançamento, apresentou duas pequenas fissuras no segundo estágio do foguete motor. A SpaceX completou os reparos na parte rachada na terça-feira.

A SpaceX é uma empresa americana privada. O Falcon 9 e Falcon 9 Heavy são são projetados de tal forma que todas as fases são reutilizáveis, tornando-o primeiro do mundo a ter lançadores reutilizáveis.
----
Matérias similares no G1, iG, R7, Veja e Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário