sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vazamento de hidrogênio suspende lançamento do Discovery

Em reunião esta madrugada, os diretores da missão haviam dado sinal verde para a partida

(Efe / Estadão) A Nasa suspendeu o lançamento da nave Discovery, previsto para as 17h04 (horário de Brasília), desta sexta-feira, após a descoberta de um vazamento de gás hidrogênio quando faltavam pouco mais de seis horas para a partida.

Na madrugada, administradores da missão haviam dado sinal verde para a decolagem, depois de a meterologia determinar que as condições climáticas para a tarde tinham 70% de chance de se mostrarem favoráveis.

A atual janela de lançamento se fecha no domingo. Se o ônibus espacial não partir até lá, o Discovery terá de esperar o início de dezembro para iniciar o que será seu último voo rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

Inicialmente, a saída estava prevista para o dia 1º de novembro, mas sofreu quatro adiamentos por causa de um escapamento de hélio e nitrogênio na área de pressurização do sistema de manobra orbital e falhas elétricas em um dos motores, assim como pelo mau tempo.

A missão, comandada pelo coronel Steve Lindsey e pilotada pelo coronel Eric Boe, será a última da nave após 39 viagens ao espaço e 26 anos a serviço da Nasa.
----
Matérias similares no Terra, Folha, JB, G1, iG, R7, Veja, Público - Portugal e Inovação Tecnológica
----
E mais:
Dono de recordes, ônibus espacial Discovery parte para última missão (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário