segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os novos astronautas

Profissionais certificados para voos tripulados

(Ciência Hoje - Portugal) A Agência Espacial Europeia (ESA) vai promover, na próxima segunda-feira, no Centro Europeu de Astronautas (EAC), em Colónia (Alemanha), a cerimónia oficial que marca o fim do Treino Básico para os novos astronautas.

“Estes profissionais representam a ambição europeia e a grande capacidade e especialização em voos tripulados e exploração espacial. Tenho orgulho em tê-los seleccionado e por vê-los a prepararem-se para as suas missões. É agora o nosso dever colectivo assegurar um nível de participação em programas internacionais para que haja oportunidades para todos eles”, disse Simonetta Di Pippo, directora de Voos Tripulados da ESA.

Seguindo-se ao sucesso dos lançamentos do laboratório Columbus e do primeiro veículo de transferência automatizado, a ESA tornou-se num parceiro de primeira linha na Estação Espacial Internacional (ISS). Entrando numa nova fase de exploração das capacidades únicas oferecidas pela ISS, com uma tripulação permanente de seis pessoas, a ESA apresentou os seus novos seis candidatos a astronautas: Samantha Cristoforetti (Itália); Alexander Gerst (Alemanha); Andreas Mogensen (Dinamarca); Luca Parmitano (Itália); Timothy Peake (Reino Unido) e Thomas Pesquet (França).

Os novos astronautas completaram agora o treino básico, a primeira fase da formação de um astronauta. Esta fase incluiu informação acerca dos programas espaciais. Receberam também formação em disciplinas científicas, como a engenharia aeroespacial ou a eléctrica. Os candidatos as astronautas estudaram também os principais sistemas da ISS e os sistemas de transporte, tais como o vaivém e o Soyuz. O treino terminou com tópicos específicos como o mergulho, robótica, sobrevivência, aproximação e acoplagem, russo, comportamento humano e treino físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário