segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ônibus espacial Discovery é liberado para fazer última viagem ao espaço

Nave da agência espacial norte-americana decolará na quarta-feira (3). Missão STS-133 irá levar 'robonauta' à Estação Espacial Internacional.

(France Presse / G1) A nave espacial Discovery está pronta para realizar sua última viagem, prevista para a próxima quarta-feira (3). Será uma missão de 11 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), um dos últimos voos da frota americana.

A nave da missão STS-133, comandada por Steve Lindsey, de 50 anos, deveria decolar nesta segunda-feira (1), mas a viagem foi adiada duas vezes para reparar escapamentos menores na pressurização de um motor de navegação orbital.

Começou domingo, às 18h00 em Greenwich (16 horas em Brasília, com horário de verão), a contagem regressiva oficial para o lançamento às 19h52 pelo mesmo referencial - 15h52 nos Estados Unidos e 17h52 na capital brasileira. O voo acontecerá na plataforma 39-A do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, na Flórida, numa janela de dez minutos.

Será o quarto e último lançamento este ano de um ônibus espacial e, ao mesmo tempo, o último do Discovery.

O Discovery é a nave mais antiga das três que compõem a frota espacial norte-americana (junto das naves Atlantis e Endeavour). Fez seu primeiro voo em 30 de agosto de 1984. Na quarta-feira, terá completado o de número 39.

A agência espacial norte-americana (Nasa) programa outro lançamento à ISS para o final de fevereiro.

O orçamento 2011 da Nasa, recentemente aprovado pelo Congresso, e firmado pelo presidente Barack Obama deixa a porta aberta a um voo adicional, talvez em junho de 2011.

A missão da tripulação de seis astronautas norte-americanos é levar o módulo de carga multifuncional Leonardo, projetado para ser anexado de forma permanente à ISS, facilitando a realização de experimentos científicos.

O Discovery também levará em seu compartimento de carga o Robonaut 2, o primeiro robô humanoide enviado ao espaço, que será em hóspede permanente do posto orbital e ajudará os astronautas em suas tarefas.
----
Matérias similares no JB, Estadão e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário