quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Astronautas celebram dia de Ação de Graças no espaço

(Folha) Nem mesmo no espaço os americanos deixam de comemorar o dia de Ação de Graças -- feriado que é um dos mais tradicionais nos Estados Unidos e é famoso por reunir famílias em grandes jantares como sinal de gratidão.

Embora a data seja comemorada nesta quinta-feira, três astronautas americanos que estão no espaço celebram a data hoje --um dia antes do normal.

A celebração antecipada tem um motivo especial: amanhã metade da tripulação retorna à Terra e os astronautas americanos gostariam de oferecer uma última refeição aos três companheiros russos.

A ideia do dia de Ação de Graças espacial é do astronauta da Nasa (agência espacial americana) Scott Kelly.

Em uma mensagem gravada em vídeo, o astronauta diz que ele e seus companheiros agradecem por estarem na estação espacial e ainda deseja um "feliz dia de Ação de Graças a todos".

O cardápio do jantar será tradicional, mas com algumas alterações feitas pela Nasa: peru irradiado com ervilhas e frutas para sobremesa.

As comidas espaciais ficaram populares depois que a Nasa começou a disponibilizar receitas para o público, destacando inclusive as dez melhores (http://www.space.com/missionlaunches/top10-space-foods.html).

Os astronautas americanos Douglas Wheelock e Shannon Walker, e também o cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin deixam a estação espacial nesta quinta-feira à noite, na cápsula russa Soyus, e aterrizam no Casaquistão, Ásia Central.

O trio vive junto na estação espacial desde junho. "Foi uma grande experiência para todos nós", disse Wheelock.

Depois de aterrizar, Yurchikhin retorna à Agência Espacial Federal russa, em Moscou, enquanto Wheelock e Walker retornam à Nasa, em Houston.

No entanto, os astronautas americanos não precisam esperar a chegada a Houston para saborear o jantar de Ação de Graças.

"O avião da Nasa terá algumas comidas típicas de Ação de Graças na viagem de volta aos Estados Unidos", disse o porta-voz da agência Rob Navias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário