sábado, 30 de outubro de 2010

Space Shuttle: últimas missões



(Física na Veia) Os ônibus espaciais (Space Shuttle) serão aposentados em breve pela NASA. A belíssima tecnologia de nave que decola como foguete e pousa como avião está com os dias contados. O projeto ficou velho e tem altos custos de manutenção. Para piorar, andou dando problemas técnicos que ameaçaram a segurança nas missões.

A nave Discovery, com decolagem previsa inicialmente para 1 de novembro e adiada para 2 de novembro por causa de um defeito técnico (vazamentos na pressurização do sistema de navegação orbital), fará a sua última missão levando equipamentos para a ISS - Estação Espacial Internacional.

Em 2010 não acontecerá nenhuma outra missão com ônibus espaciais. A partir de 2011 deverão acontecer os últimos oito vôos com as naves Atlantis e Endeavour para cumprir o cronograma de construção da ISS.

Quantos (e quais) são os ônibus espaciais


A imagem acima mostra as cinco naves do projeto Space Shuttle construídas pela NASA: Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.

Destas cinco, apenas as três últimas continuam operando. A primeira, Columbia, desintegrou-se em 01 de fevereiro de 2003 na reentrada na atmosfera por um problema no escudo protetor térmico numa das asas. A segunda, Challenger, explodiu na decolagem em 28 de de janeiro de 1986 por um defeito num dos tanques de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário