quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Resposta à Reportagem de "O Estado de S.Paulo",

(ACS / Brazilian Space) "A respeito da reportagem "Governo toma 11,3 mil hectares de quilombolas para bases em Alcântara", a Binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) declara que seu Sítio de Lançamento situa-se dentro da área militar do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), não tendo a Binacional, portanto, qualquer interesse ou gerência a respeito de uma possível expansão do CLA.

A mudança do local de instalação do Sítio de Lançamento da ACS deu-se ainda em 2009, após assentada judicial firmada em março entre representantes da sociedade alcantarense, do poder público local, das comunidades quilombolas, da Justiça Federal no Maranhão, do Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão e da própria Binacional ACS.

Não é objetivo da ACS alterar o local de Sítio de Lançamento - ao contrário: é, inclusive, impossível fazer isso nesta fase do projeto, uma vez que todos os estudos para a implantação do Sítio de Lançamento foram feitos com base na localização atual, dentro do CLA. Ademais, a ACS já obteve do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a Licença de Instalação (LI) liberando o início das obras na área dentro do CLA alugada à ACS.

Ressalte-se que a cessão de uso do solo do CLA para a instalação da Binacional ACS é onerosa. Mensalmente, a Binacional pagará à Aeronáutica R$ 113 mil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário