segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nave espacial Soyuz com três tripulantes chega à ISS

(France Presse / Folha) Uma nave especial russa Soyuz com dois cosmonautas russos e um astronauta americano a bordo se acoplou à ISS (Estação Espacial Internacional), informou o centro de controle do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão).

O acoplamento da Soyuz, que decolou de Baikonur na sexta-feira, ocorreu às 04h01 de domingo, hora de Moscou (00h01 GMT), informou o controle.

Segundo um porta-voz do centro, Valery Lydin, o acoplamento aconteceu de maneira automática e os três astronautas se transferiram para a ISS uma vez transcorridas as três horas necessárias.

Na Soyuz TMA-M, uma versão modernizada da nave espacial utilizada pela Rússia para voos tripulados, viajam o experiente Alexander Kaleri, o americano Scott Kelly, que realizou duas viagens espaciais, e Oleg Skripochka, em sua primeira experiência no espaço.

Com um total de 610 dias e quatro voos ao espaço antes desta missão, Kaleri é um dos cosmonautas russos com mais experiência. Sua primeira missão, na estação Mir, foi em março de 1992, logo depois do fim da União Soviética.
----
E mais: Antigos rivais vão agora juntos para o espaço (DN - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário