quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nasa tem Sol artificial para testar equipamentos espaciais

Simulador é composto por 144 espelhos hexagonais que recebem raios solares captados por espelho secundário


(Folha) Pesquisadores da Nasa usam um simulador de energia solar capaz de gerar um milhão de watts por metro quadrado para verificar como os equipamentos que vão ser utilizados em missões espaciais funcionam em temperaturas extremas.

O simulador realiza testes no Strofio, instrumento que será enviado ao planeta Mercúrio --o mais próximo do Sol-- para uma missão da Agência Espacial Europeia.

Chamado de Solar Thermal Test, o simulador é composto por 144 espelhos hexagonais que recebem os raios solares captados por um espelho secundário, que redireciona a radiação para uma pequena câmara a vácuo. É na câmara que os cientistas posicionam o instrumento que terá sua resistência testada.

O procedimento permite saber como os instrumentos vão se comportar em condições de calor semelhantes as encontradas nas proximidades do Sol. Para os testes com o Strofio, 26 dos espelhos de simulador são descobertos, produzindo uma temperatura alta o bastante para avaliar o funcionamento do dispositivo no calor, sem correr o risco de derretê-lo.

Um compartimento com nitrogênio líquido fica acoplado dentro da câmara para liberar nitrogênio em temperaturas ultrageladas. Assim, os pesquisadores também podem avaliar como os equipamentos usados nas missões funcionam em oscilações de temperatura, comuns no ambiente espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário