quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Irã anuncia lançamento de novo satélite ao espaço em 2011

(Efe / Terra) Cientistas iranianos já concluíram a construção do novo satélite de pesquisa "Rasad 1" e devem colocá-lo em órbita em março de 2011, anunciou nessa terça-feira o vice-presidente de Tecnologia da Agência Espacial Iraniana, Mohamad Mardani.

Em declarações divulgadas pela televisão estatal, o especialista acrescentou que o lançamento será feito "com a colaboração de nove países-membros da Aliança de Cooperação Internacional Ásia-Pacífico".

"A construção do 'Rasad 1' foi concluída. Nos próximos meses serão realizados alguns testes e esperamos poder lançar o satélite no final do ano" persa, que termina em 20 de março, afirmou.

Em agosto, o ministro de Tecnologia, Informação e Telecomunicações do Irã, Reza Taqipour, detalhou que o "Rasad 1" é um satélite fabricado integralmente no Irã e elaborado para fotografar e medir do espaço, identificar as fronteiras marinhas e estudar a meteorologia.

O Irã pôs em órbita seu primeiro satélite nacional, batizado "Omid" (Esperança) em fevereiro de 2009. Um ano depois, enviou uma cápsula ao espaço com alguns seres vivos.

As autoridades iranianas afirmam que o objetivo principal de seu programa espacial é lançar um homem ao espaço em 2019. No entanto, vários países denunciaram que a tecnologia para o lançamento de foguetes e satélites é similar à usada para mísseis.
----
Matérias similares no UOL e na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário